Resenha: Extraordinário – R. J. Palacio

Eles me acham extraordinário. Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu.”

Quando eu fiz o último Book Haul, entrei no blog para ‘linkar’ a resenha de Extraordinário, que eu li em janeiro deste ano e me deparei com a seguinte surpresa: Eu ainda não havia feito! Por isso estou aqui hoje, para contar a história do August. Talvez a melhor história que eu tenha lido em 2014.

foto 1 (11)

O livro é dividido em partes, e cada uma possui um narrador. Todos vão contar sua visão de August (ou Auggie), um garoto que nasceu com uma deficiência no rosto e foi obrigado a conviver com os olhares e comentários das pessoas desde muito pequeno.

foto 1 (12)

Auggie fez 27 cirurgias durante a infância, então nunca pode ir a escola. Mas agora, prestes a entrar no quinto ano do ensino fundamental, seus pais e ele resolveram tentar a inclusão em um colégio normal.

A história vai transcorrer durante este ano super importante em sua vida, e de todos que estão a sua volta. No colégio ele irá conhecer pessoas de todos os tipos. Aqueles que olham duas vezes (coisa que ele está acostumado), aquelas que evitam falar ou tocar nele, mas também aquelas que vão gostar e querer sua amizade.

foto 5 (9)

Algo interessante que fui notando com a leitura é que a forma como o preconceito foi relatado é simples. Os rodeios que a sociedade faz para falar do assunto as vezes faz com que o preconceito aumente, então quando falado assim, de forma simples, direta e até infantil, fica mais leve e gostoso. Tudo isso sem desmerecer a mensagem a ser passada!

foto 4 (10)

O ano não foi fácil, mas August conseguiu passar pelos problemas que enfrentou no colégio de uma forma muito madura para sua idade. Algumas coisas que as crianças fazem, como bullying, são descritas de uma forma tão real que nós sentimos vontade de entrar no livro e só ‘dar colo’ para ele.

foto 2 (11)

Os capítulos do livro são curtos, a escrita do R. J. Palacio é gostosa e isso faz com que a gente o devore rapidamente. Existem várias situações que eu gostaria de comentar, mas acho que estragaria a surpresa que vocês precisam ter ao fazer a leitura.

Então, eu recomendo pois com certeza a vida de Auggie vai mudar seu ponto de vista em relação a muita coisa.


Autor: R. J. Palacio  /  Editora: Intrínseca
N° de páginas: 320 / Valor: R$ 17,01  (Submarino –
http://www.submarino.com.br/produto/112722956/livro-extraordinario )

XOXO

Para acompanhar o Sweet Little Books nas redes sociais, clique nos links abaixo

Facebook * Twitter * Instagram * Skoob  *  Youtube

1 comentário (+adicionar seu?)

  1. Denise Crivelli
    out 21, 2014 @ 18:35:03

    Eu amei esse livro e gostei da forma que August enfrentou os seus problemas , esse é um dos melhores livros que li no ano, curti a resenha e as fotos do poste.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    Responder

Deixe um comentário

