Resenha: Peter Pan (HQ) – Regis Loisel

4

Se eu tivesse asas, corujinha, eu voaria de estrela em estrela, de aventura em aventura.”

Todo mundo está um tanto que familiarizado com a história do garoto Peter Pan. Eu sempre fui fã do filme da Disney e gosto também das adaptações que vieram depois.

Então, assim que a Editora Nemo (do Grupo Autêntica), me enviou a HQ de Peter Pan para resenhar, eu fiquei muito feliz e li em um dia. Porém faz uma semana que finalizei a leitura, e não conseguia escrever essa resenha. Cada dia uma palavra nova, um sentimento novo, vinham a tona e eu não sabia como expressar tudo que senti lendo em apenas uma resenha, mas vou tentar.

7

A HQ de Regis Loisel é direcionada para o público adulto e conta a história de Peter, um garotinho de uma Londres pobre e miserável, com pessoas peculiares e grotescas (não consegui palavra melhor!). Essa história seria como uma ‘introdução’ para o que eu conhecia da história de Peter Pan até então. Aqui nós vamos descobrir o que leva o garoto a não querer crescer jamais, a questão dos órfãos, a rebeldia, quando ele conhece a fada Sininho, dentre outras coisas que farão sentido, provavelmente, nós outros volumes da série.

10

Eu diria que para qualquer leitor conseguir aproveitar a leitura, com certeza alguns tabus e a infantilidade do desenho da Disney devem ser deixados de lado. Peter é um garoto que viveu com a maldade e a malícia das ruas, logo ele não é um herói como o esperado. A linguagem que Loisel usa contém uma certa violência, porém que se faz necessária para o contexto e para a crítica ficar mais evidente.

Essa série foi lançada em 6 volumes, e a Editora Nemo decidiu trazer apenas 3 para o Brasil, mas sem perder conteúdo, ou seja, são dois livros por volume. Neste primeiro volume, a primeira parte se intitula ‘Londres’ e a segunda ‘Opikanoba’.

5

Na Londres apresentada, crianças morando nas ruas, inverno rigoroso, prostitutas, abuso sexual, dentre outros assuntos, são abordados de uma forma que pode chocar quem não estava preparado (assim como eu!). É neste primeiro momento do livro que Loisel conseguiu passar para nós o motivo do Peter nunca querer ser adulto. A forma como isso aconteceu foi bem sensível e emociante, e a leitura já valeria a pena só por esta passagem.

8

A segunda parte é mais fantasiosa do que a primeira, e nela vamos conhecer outros personagens famosos como o Capitão Gancho e toda a tripulação. Essa parte é marcada por aventuras e a superação dos medos e traumas de Peter. Novamente Loisel conseguiu mexer com as emoções em uma cena que é de segurar a respiração e bom .. quando você chega nesta parte, vai saber do que estou falando!

Não é à toa que esta HQ recebeu o prêmio de Grand Prix do Festival de Angoulême, o mais prestigiado dos quadrinhos, em 2003. É uma história que os amantes de HQ’s precisam ler com certeza! (Com mais de 16 anos ok?)

6

Falando sobre a edição que está impecável. A capa dura, o formato grande e as folhas que são de ótima qualidade, garantiram perfeição das imagens e da leitura. A Editora está de Parabéns pelo trabalho!

Eu tentei mostrar pelas fotos tiradas da HQ o traço do autor. A paleta de cores é intensa e as imagens dos personagens são marcantes e muito diferente do que imaginamos, porém dão um toque especial para essa adaptação que Loisel apresentou.

Autor: Regis Loisel
Editora Nemo (ISBN: 978-85-64823-72-3)
N° de páginas: 112 / Valor: R$ 55,20 (Saraiva – http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/4878775?PAC_ID=127108)

Então, alguém já leu está HQ? O que achou? Deixa aqui nos comentários.

XOXO

Para acompanhar o Sweet Little Books nas redes sociais, clique nos links abaixo

Facebook * Twitter * Instagram * Skoob  *  Youtube

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Larissa (@larissaelou)
    jun 09, 2014 @ 15:48:47

    Adorei a resenha e o blog! Adoro HQ’s e releituras e esse com certeza me chamou atenção! Já adicionei na minha lista de livros desejados 😀

    Responder

Deixe um comentário

