PING PONG Interview – com Walter Tierno

Voltamos com mais uma entrevista, agora com o autor de “Cira e o Velho” e “Anardeus“, o grande Walter Tierno. Os livros foram publicados pela Giz Editorial.

walter 1

 

* Nome completo: Walter Tierno
* Cidade: São Paulo
* Apelido que gosta: Nenhum que eu curta, embora não ligue para os que os amigos inventem.
* Estado civil: Casado
* Aniversário: Em fevereiro, dia 21
* Cor predileta: Verde
* Filme: Cyrano de Bergerac
* Livro: Duna
* Série prediletos: Roma

PING PONG Interview

SLB – Cira e o Velho é seu livro de estreia, correto? Qual foi sua inspiração para escreve-lo?
Walter – Sim, é meu primeiro livro. É resultado de uma mistura tão grande de inspirações que nem sei por onde começar. As principais, creio, foram a era hiboriana criada por Robert E. Howard para seu personagem, Conan e o próprio Senhor dos Anéis. Um pouco difícil não ser influenciado por essas duas obras quando se pensa em escrever fantasia. Mas, ao longo do caminho, inspirações vão pipocando. É difícil traçar um caminho reto.

SLB – O enredo do livro aborda o folclore, algo que mesmo para os autores brasileiros é raro. Ao que deve esse fato, na sua concepção?
Walter – Eu realmente não sei dizer se é tão raro assim. Talvez para os autores do eixo Rio-São Paulo, mas não estou tão antenado assim para falar sobre o resto do país. Mesmo aqui no Sudeste e no Sul, conheço alguns autores que trabalham com a mitologia e a história nacionais, como Felipe Castilho e Nikelen Witter. Para mim, foi algo natural. Quando pensei “quero fazer uma obra de fantasia”, utilizar o folclore nacional foi a primeira ideia. Não foi minha intenção levantar qualquer bandeira. Não é meu estilo. Nem pretendo ser conhecido como um “autor que trabalha com folclore”. Em meu segundo livro, escrevi uma história que não tem nada a ver com o tema e não tenho planos de trabalhar com ele novamente tão cedo.

SLB – Os desenhos da capa e as ilustrações do livro também são de sua autoria? Você já trabalhava com ilustração antes de ser escritor?
Walter – Sim. Fui diretor de arte em publicidade e sempre trabalhei com ilustração.

Walter 4

SLB – Ao todo, quantos livros você tem publicado?
Walter – Livros, tenho dois: “Cira e o Velho” e “Anardeus, no calor da destruição”. Também já publiquei uma revista em quadrinhos, em 2000, mas foi um trabalho equivocado.

SLB – Ilustrador, escritor, possui um blog, um canal no youtube, além de uma participação em outro canal literário. Como arruma tempo para tudo isso?
Walter – Na verdade, essas atividades não roubam tanto tempo assim, não. São todas interligadas e prazerosas.

SLB – Se você pudesse voltar aos 12 anos de idade, faria algo diferente que mudaria seu futuro? Principalmente sua vida profissional?
Walter – Muitas coisas. Sou feliz, mas se colocassem a cabeça de hoje lá no meu corpinho de 12 anos… para começar eu já iria com um número de mega sena decorado para fazer uma fortuna…

SLB – Quias autores nacionais ou internacionais você mais admira?
Walter – Érico Veríssimo, Jorge Amado, Frank Herbert, Bernard Cornwell, Neil Gaiman, Lourenço Mutarelli, entre outros.

SLB – Possui planos para um novo livro? Conta um pouco para a gente.
Walter – Tenho sim, mas está em fase embrionária. Não dá para falar sobre eles. Na verdade, fora o editor e minha esposa, nunca falo sobre meus livros com ninguém, antes de passar pela terceira versão, no mínimo.

SLB – Dizem que primeiro autografo é igual a primeiro beijo. Você se lembra do primeiro autógrafo que deu? O que passou pela sua cabeça naquele momento?
Walter – Dizem isso, é? Não sei. Não deve ter passado nada importante, porque não lembro. Quando o primeiro exemplar vindo da gráfica esteve em minhas mãos, tive aquela sensação de parte do dever cumprido… Mas logo pensei em todo o trabalho que viria a seguir (parte, porque não fazia ideia de que era tanto trabalho, como acabei descobrindo).

Walter 3

SLB – Qual é o seu maior sonho?
Walter – Vender o suficiente para viver só da escrita e deixar um futuro confortável para minha filha.

SLB – Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Sweet Little Books?
Walter – Arrisquem-se.

________*________

Quem quiser acompanhar o Walter nas redes sociais, é só entrar nos links abaixo

Fanpage do autor  *  Canal do Youtube  * Site do autor

Para comprar os livros:

Cira e o Velho – Clique aqui

Anardeus – Clique aqui

 

XOXO

Para acompanhar o Sweet Little Books nas redes sociais, clique nos links abaixo

Facebook * Twitter * Instagram * Skoob

Deixe um comentário

